Preliminares
- Atribui-se a Paracelso, a frase: “A diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem”.
- Na Ciranda da Bailarina (https://www.youtube.com/watch?v=zA1LGtQaqPA), Chico Buarque e Edu Lobo dizem: “Procurando bem, todo mundo tem pereba”.
- Os inocentes úteis, pouco letrados na ciência política batem panelas esbravejando o mantra: a corrupção é do PT, lava jato neles.
- O mantra leva à tomada do poder por um governo com 7 ministros envolvidos na mesma lava jato.
- A operação pretende replicar a famosa operação mãos limpas, que na Itália levou Berlusconi ao comando político, e que logo depois foi condenado pelas mesmas práticas pelas eram acusados os governantes anteriores.
Preste atenção
- Olhe ao seu lado, inclua amigos e parentes em seu olhar, quem você acha que não tem uma verruguinha que seja de mal comportamento ético? Uma furada de fila aqui e acolá, um benefício burocrático pela ação de um amigo importante, um artifício para anulação de uma má nota do filho na escola?
- Quem tem o conhecimento que tem, não poderia ter a irresponsabilidade de destruir todo o sistema político de uma tacada só.
- O sistema que o substitui está impregnado dos mesmos defeitos, porque o defeito não é do sistema político, é da sociedade. Uma pequena verruguinha do eleitor transforma-se em câncer quando este chega ao poder.
Providências
- Se forem sérios os propósitos de combate à corrupção, só há uma maneira viável, e de longo prazo, EDUCAÇÃO, DA ESCOLA BÁSICA À UNIVERSIDADE, BASEADA EM COMPORTAMENTO ÉTICO.
- O que se denomina COMPORTAMENTO ÉTICO, precisa ser definido pela sociedade, ou seja, pais, alunos e professores em debate permanente.
- No ínterim, entre o atual cenário de uma sociedade patrimonialista e a utopia, que se pretende realizável, há que se seguir à risca os ensinamentos de Paracelso: cuidado com o dose do remédio. Se for excessiva mata o paciente.

