Quem lembra do Ministro, na nossa época da PUC?
Tenho registrado na memória que eu sabia que o Sérgio dava Física III, quando eu fazia Física IV (o Cid era o professor de exercício, ou seria de laboratório?). O que tenho bem vivo é a imagem do Sérgio com os tênis na mão, encaminhando-se para sua habitual pelada de futebol de salão.
Lembrei de tudo isso porque estou na Comissão Organizadora dos eventos comemorativos aos 50 anos do IF-UFRGS. Tenho uma bolsista que está organizando arquivos antigos. Ontem, separando materiais para ela catalogar, dei de cara com uma carta de 1971, de Sérgio para Gerhard Jacob. Ele se referia ao fato de que o CNPq estava prestes a assinar um convênio para a criação de um pequeno grupo de pesquisa experimental em estado sólido, na UFPE. Que ele iria passar uma temporada por lá (que temporada!), e que teria viajado aos EUA, feito entrevistas com alguns candidatos para professor visitante, e que alguns não se enquadravam no perfil do projeto da UFPE. Encaminhava suas anotações para o Gerhard, para um eventual contato se fosse do interesse do IF-UFRGS.
Além desse espírito colaborativo, que Sérgio sempre demonstrou, a carta não importância histórica (creio) a não ser pela referência ao início da pesquisa na física da UFPE.


Deixe um comentário