Endereço do arquivo swf aponta para o servidor do repositório
© 2007, C. A. dos Santos
Atualizado em 31/12/2007
Só o fato do endereço apontar para o servidor do repositório é um problema, mas a coisa pode ser pior, como o caso ilustrado abaixo.
Em determinado portfólio do Teleduc encontrei um documento html com o seguinte link:
O documento tratava da seguinte atividade: Escolha um OA nacional ou estrangeiro, em flash, e o insira neste documento, no quadro abaixo, de modo que rode dentro do documento.
Se atividade tivesse sido realizada corretamente, ao invés de um link deveria aparecer n
o documento uma imagem do flash. Algo como ilustrado ao lado.
Então, o fato de aparecer o link math já é um sinal de que algo está errado. E está mesmo. Veja o link completo: http://www.intmath.com/Help/highlite_flash.php. Ele aponta para o servidor da intmath.com. Aqui já está definido que a atividade estava errada, pois o OA não abre no documento html, mas há algo mais.
Tudo muito “suspeito”. Não é um link de uma universidade, nem um repositório público. Parece uma organização comercial. A extensão do arquivo é PHP. Hummm, aí tem coisa! Visitei o endereço. Aí está uma parte da página de abertura.

Não há qualquer indicação da possibilidade de se transferir os arquivos SWF para a máquina de algum interessado, e muito menos de outros materiais pertinentes à política de OA com acesso público. Cliquei no botão about, para ver do que se tratava.
Bem, não é uma empresa, mas é um profissional claramente em busca de comercialização do seu
conhecimento. Não há qualquer objeção quanto a isto, mas não se trata de um repositório de OA para uso em contextos pedagógicos específicos. É bom lembrar que para usar um objeto flash em um documento html temos que ter o arquivo SWF. Às vezes o respositório não disponibiliza este arquivo de forma amigável, mas há a possibilidade de o encontrarmos.
Por exemplo, veja o endereço do Santa Barbara City College http://www.cs.sbcc.net/~physics/:
Entre as várias sugestões de cursos, recursos didáticos e leituras, encontramos esta: 
Trata-se de um respositório, com muitas animações de física. Não tem a estrutura de um repositório “profissional”. Por exemplo, não há uma alternativa amigável para a transferência de arquivos SWF. Por exemplo, o objeto ao lado tem como endereço:
http://www.cs.sbcc.net/~physics/flash/LengthofDay.html.
Geralmente, quando o material é preparado assim, o documento html tem em seu código endereço para o arquivo LengthofDay.swf. Mais importante do que isso, geralmente o arquivo está disponível em endereço do tipo: http://www.cs.sbcc.net/~physics/flash/LengthofDay.swf.
Infelizmente, a versão que tenho do Internet Explorer acusa erro na página quando este endereço é colocado. Só consigo acessar o endereço com o Mozilla Firefox. É por essa e por outras que sempre tenho os dois navegadores instalados na minha máquina.
Uma vez acessado o endereço, basta salvar, como ilustra a figura ao lado. Atenção para a pasta onde você vai colocar o objeto.
Se Por acaso, o autor do documento html usou um nome diferente para o arquivo SWF, ainda assim é possível descobrir o endereço. Basta abrir o código-fonte e procurar o trecho contendo a expressão param name. É aí que se encontra o nome do arquivo.
<PARAM NAME=movie VALUE=”LengthofDay.swf”>
<PARAM NAME=quality VALUE=high>
<PARAM NAME=bgcolor VALUE=#000000>
<EMBED src=”LengthofDay.swf”
No caso do Murray Bourne, ele fez de tudo para esconder o arquivo SWF. Veja o código de programação que ele usou para colocar o arquivo SWF no documento:
<script type=”text/javascript”
src=”http://www.squarecirclez.com/scripts/swfobject.js”>
</script>
<div id=”flashcontent”>
Loading Flash movie…
</div>
<script type=”text/javascript”>
var so = new SWFObject(“splat.swf”, “mymovie”,
“600”, “375”, “7”, “#ffffff”);
so.write(“flashcontent”);
</script>
Trata-se de uma programação em javascript, que chama o arquivo splat.swf, que não está disponível para transferência.
Veja outros erros cometidos pelos iniciantes:
- Erro sutil. Funciona, mas tem problema!
- Endereço do arquivo swf aponta para a máquina do autor do arquivo html.
- Endereço do arquivo swf aponta para o servidor do repositório.
- Endereço de arquivo swf completamente errado, apontando para o servidor do repositório.
- Endereço do swf está correto, mas o arquivo não está na pasta.
Veja também:
Inserção de um OA no formato original – Parte 1
Introdução | Conceituação | Rived | Repositórios | Inserção em hipertexto | Bibliografia




Deixe um comentário