Rede Interativa Virtual de EDucação
© 2007, C. A. dos Santos
Atualizado em 20/10/2007
A principal inovação associada aos OA refere-se à possibilidade de reutilização de materiais produzidos em diferentes locais e disponíveis em repositórios com livre acesso. Naturalmente esse objetivo coloca a necessidade de padronização desses materiais. Atualmente, um padrão internacionalmente aceito é o SCORM, proposto pelo Departamento de Defesa dos EUA e pelo Gabinete de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca, através do programa Advanced Distributed Learning.
O SCORM define um conjunto de características a serem apresentadas por cada OA. Além disso, formaliza a estrutura internacional dos respositórios de OA, de modo que possam ser recuperados eletronicamente. Vários pesquisadores, sobretudo da área da informática, vêm desenvolvendo sistemas para esta recuperação eletrônica. De acordo com o padrão SCORM, os OA formarão uma plataforma universal. Para cumprir este objetivo, cada OA deve apresentar, pelo menos, as características mencionadas no capítulo sobre conceitos básicos.
Até 2005, os editais do MEC para financiamento de projetos de OA exigiam que estes satisfizessem o padrão SCORM. Atualmente, o padrão adotado pelo MEC é aquele definido pela Rede Interativa Virtual de Educação (Rived). Alguns instrumentos que fazem parte do processo de planejamento e desenvolvimento de objetos de aprendizagem foram elaborados pela equipe da Rived, três dos quais são apresentados aqui.
Introdução | Conceituação | Rived | Repositórios | Inserção em hipertexto | Bibliografia


Deixe um comentário