Endereço do arquivo swf aponta para a máquina do autor do arquivo html
© 2007, C. A. dos Santos
Atualizado em 31/12/2007
Esse é um erro freqüentemente observado em atividades do teleduc que exigem a transferência de arquivos html e objetos (figuras, documentos e animações) para o portfólio. O modo mais simples de colocar um documento html com objetos inseridos em um portfólio, é escrever o documento html de modo que os objetos estejam no mesmo local (pasta no computador ou portfólio). É claro que podemos fazer isso de modo mais sofisticado, colocando em sub-pastas, mas isso é coisa para iniciados.
Tudo que será dito a partir de agora vale para qualquer tipo de objeto, não apenas para animações em flash.
Em determinado portfólio, tinha os seguintes arquivos:
atividade_28_autor.html
animacao.swf
Supõe-se que o objeto animacao.swf esteja inserido no documento html. Quando abri o documento no meu navegador, o objeto não apareceu. Isso é sinal de que o endereço do objeto está errado. Ao examinar o código-fonte do documento html encontrei o endereço o abaixo:
src=”file:///C:MinhaPasta/UERGS/EAD/animacao.swf”
Com esse endereço no código html, jamais o navegador vai achar o arquivo animacao.swf, pois o código ordena que o navegador vá buscar o arquivo na pasta EAD, que está dentro de outra pasta, UERGS, que por sua vez está em outra pasta, denominada MinhaPasta, no diretório C de algum computador.
Ora, o navegador está acessando determinado portfólio no teleduc, onde não existe o diretório C, nem as pastas mencionadas acima. Aqueles que cometem este erro nao se dão conta porque testam o documento html no seu computador, antes de transferir para o teleduc. No computador onde está o documento html tem a estrutura de pastas acima e navegador encontra o objeto.
Para ser visível a partir do teleduc, o endereço correto a ser colocado no documento html é simplesmente este: src=”animacao.swf”
A questão final é: por que tanta gente tem cometido este tipo de erro? Tudo começa com equívocos no processo de transferência dos documentos da atividade, do Teleduc para a máquina do usuário. Recomenda-se que os arquivos sejam transferidos com o uso do botão direito do mouse, como ilustra a figura abaixo.
Seleciona-se salvar destino como. Na janela que se abre, seleciona-se uma pasta (de preferência nova, digamos: atividade24) para colocar os arquivos, na ilustração, atividade_24.htm, rtg02.jpg e xray_anim.gif.
O problema é que aqueles que cometem o erro mencionado não seguem este procedimento. Ao invés disso, abrem o documento atividade_24.htm com o navegador, e depois salvam a página no seu computador.
É extamente aí onde reside o perigo, pois a opção padrão do windows é salvar o documento como página completa da web, o que implica na criação de uma pasta para a colocação das imagens. Isto é, o windows coloca o documento html em uma pasta e as imagens em outra. Na sequência, a pessoa que fez isso transfere os arquivos html e as imagens para o portfólio, i.e., agora html e figuras estão na mesma pasta (portfólio), mas no código html persiste a informação de que estão em pastas diferentes.
Veja outros erros cometidos pelos iniciantes:
- Erro sutil. Funciona, mas tem problema!
- Endereço do arquivo swf aponta para a máquina do autor do arquivo html.
- Endereço do arquivo swf aponta para o servidor do repositório.
- Endereço de arquivo swf completamente errado, apontando para o servidor do repositório.
- Endereço do swf está correto, mas o arquivo não está na pasta.
Veja também:
Inserção de um OA no formato original – Parte 1
Introdução | Conceituação | Rived | Repositórios | Inserção em hipertexto | Bibliografia



Deixe um comentário